15.01.2015
Raimundo Nonato Silva Filho
Coordenador e escola estadual
http://goo.gl/ncESwN
Eda Luis
Diretora do CIEJA Campo Limpo
http://goo.gl/65JOnp
Palestras, oficinas, cursos e outros momentos para pensar e refletir sobre a Educação e, assim, contribuir com sua transformação. Neste espaço você poderá trocar ideias, sugerir, criticar e obter os materiais disponibilizados pelos palestrantes. Esse espaço é de todos os professores interessados com a transformação da Educação. Por isso, deixe seus comentários.
Como "democratizar" nossas próprias atitudes? em sala de aula, na escola, na vida? Como avançar nessa discussão no 10o Encontro USP-Escola?
ResponderExcluirO estudante autônomo e ativo só existirá se também formos, cada um de nós da educação, autônomos e ativos. No entanto, nossa história recente e não tão recente nos formou, em muitos aspectos, apáticos, com medo de agir para não infringir regras que nem sempre investigamos, para verificar se são reais. Mesmo quando muito ativos em nossa sala de aula, buscando novos conteúdos e inventando novas práticas, restringimos nosso papel de educadores na sociedade, não agindo no âmbito maior, na escola, no bairro, na comunidade, na cidade. Aprendemos, ao longo dos anos, a limitarmos nossas ações, mesmo que em nossas conversas particulares sejamos tão críticos da realidade que vivemos. Encerrada a ditadura civil-militar em 1985, há longos 30 anos, ainda não reaprendemos a pensar, planejar e agir em conjunto, para transformar nossos ambientes de trabalho e de convivência em espaços melhores, assim como transformar a nós mesmos - mesmo os que não viveram a ditadura, aprenderam com quem sofreu seus efeitos sobre suas ações.
Esse é um tema que gostaria de trazer para nossas conversas nos Encontros - como avançar ainda mais em nossas ações, agindo coletivamente em relação à educação paulista?
Vera Henriques